O Google Maps ganhou uma nova edição voltada a usuários com celulares básicos e que não possuem internet de alta velocidade (4G, por exemplo, ou Wi-Fi de qualidade). Chamado de Google Maps Go, com o detalhe do “Go” no nome, o tem tudo para funcionar bem em smartphones com pouca memória, mesmo quando o sinal da rede 3G está fraco.

A novidade faz parte de uma iniciativa do Google que leva serviços a pessoas com acesso restrito às tecnologias mais avançadas do mundo móvel. Além do Maps Go, há o gerenciador de arquivos Files Go e o Android Go, uma versão simplificada do sistema operacional para celulares.

Como usar o Maps.Me, app de GPS e mapas offline para Android e iPhone.
Google Maps Go é versão mais leve do aplicativo de mapas para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Google Maps Go é versão mais leve do aplicativo de mapas para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Google Maps Go é versão mais leve do aplicativo de mapas para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Maps Go carrega menos animações e outros recursos visuais ao executar cada função, o que acaba exigindo menos de celulares simples, além de recorrer menos à rede de dados. Segundo o Google, o app oferece atualizações em tempo real, direções, informações de transporte público, além de números de telefone e endereços de milhões de locais.

É possível escolher entre as visualizações de satélite, linhas de transporte, trânsito, bicicleta e relevo. Ao explorar um local, também é possível ver no modo Street View. Ao definir um trajeto, o usuário escolhe opções de rotas para carro, trem/ônibus e a pé.

Estão presentes funções mais recentes do Google Maps, como o compartilhamento de localização em tempo real. São poucos os recursos ausentes no Maps Go. Não é possível, por exemplo, chamar um Uber a partir de uma busca de local.

Como instalar o Google Maps Go

Assim como aconteceu com o Files Go, o Google Maps Go ainda não foi liberado em todos os países. Embora já exista uma página do programa na Google Play Store, ele não pode ser baixado no momento por usuários no Brasil. No entanto, existe uma forma fácil de acessar o mapa mais leve em qualquer telefone.

O Maps Go utiliza a tecnologia de Progressive Web App para miniaturizar o código do aplicativo e o otimizar para rodar no navegador. A tecnologia é a mesma usada por apps que não são da gigante da internet, como o Twitter Lite.

Para usar o Google Maps Go basta acessa o endereço https://www.google.com/maps/@-1.4451638,-48.4776745,18z?force=qVTs2FOxxTmHHo79-pwa no Google Chrome para Android.

Categorias: Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *